Poderás certamente observá-la em conjunto, mas o ideal tal seja, escolher uma região que explorarás em pormenor e da qual anotarás todos os dados no teu levantamento de itinerário ou topográfico.
- o ribeiro, a seguir a partir da sua foz num rio até à sua nascente, notando as diferenças de vegetação, da fauna, do solo, do relevo e do caudal.
- o caminho, observando dum modo particular a vegetação que o rodeia até uma distância de uma dezena de metros aproximadamente.
- um quilómetro-quadrado de floresta bem escolhido. Escolhe na tua carta um quadrado de um quilómetro do lado, variado, não sendo todo de mata, escolhendo de preferencia coníferas com clareiras e matagal, os regatos onde a caça tenha possibilidade de ir beber. Farás a exploração diurna e nocturna do local.
Este género de exploração terá interesse se, como no abrigo de caça, se mantiver o máximo de silêncio, porque só nestas condições poderás ouvir e até ver algo com interesse.
É por isso também que este género de exploração será mais rica numa área verde, feita só ou a dois durante 24 horas, dum HIKE em equipa.